Ao longo do último mês, um grupo de mais de 200 crianças chinesas foi testado em Gaohe, na província de Anhui, por suspeita de envenenamento por chumbo, dada a proximidade das casas a fábricas de pilhas.
As crianças têm idades compreendidas entre os nove meses e os 16 anos e, pelo menos 24 ainda se encontram hospitalizadas.
O caso mais crítico foi o de uma criança que já registava um nível de 330,9 microgramas de chumbo por litro de sangue. Considera-se que 100 microgramas já são suficientes para causar um impacto negativo no desenvolvimento cerebral infantil.
O director do departamento pediátrico do Hospital da província de Anhui, Zhang Gong afirmou às agências noticiosas que "podemos concluir que o envenenamento foi causado pela poluição de chumbo proveniente das fábricas de pilhas". Por isso mesmo, as duas fábricas tidas como responsáveis, que se localizam a menos de 500 metros de distância de zonas residenciais, à revelia da lei de protecção ambiental, foram já encerradas.
De recordar que o envenenamento por chumbo ocorre, normalmente, de forma lenta e pode danificar várias partes do organismo, incluíndo os sistemas nervoso, digestivo, renal e reprodutivo e ainda provocar tensão alta, anemia e convulsões.
Sem comentários:
Enviar um comentário