sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Julgamento do "violador de Telheiras" adiado

"O julgamento de Henrique Sotero, conhecido por "violador de Telheiras", cuja primeira sessão estava marcada para amanhã, foi adiado esta tarde e ainda não há nova data marcada, confirmou o DN na 8.ª Vara Criminal de Lisboa.

O advogado do arguido, Pereira da Silva, tinha pedido o adiamento da primeira sessão na terça-feira por ainda não ter sido notificado do resultado das perícias psiquiátricas feitas ao jovem, fundamentais, no seu entender, para se poder iniciar o julgamento.
Henrique Sotero, de 30 anos, está acusado de 74 crimes, 11 deles são violações."

Notícia: Diário de Notícias

Austrália e Sri Lanka inundados

Fonte: Público_Cheias no Sri LankaO que é que a Austrália e o Sri Lanka têm em comum? As chuvas torrenciais que provocaram fortes inundações e um pouco de destruição por todo o lado.

Na Austrália, Queensland é o estado mais atingido "pelo pior desastre natural da sua história" e já conta com 15 vítimas mortais e 61 desaparecidos.

No Sri Lanka já morreram 16 pessoas e quase meio milhão está desalojada, segundo dados do governo.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ainda há nazis por condenar

Fonte: themudflats.netO número de investigações sobre criminosos de guerra nazis aumentou no ano passado. É esta a conclusão de um relatório do "Simon Wiesenthal Center" (SWC), uma organização global judaica de direitos humanos.

De Abril de 2009 a Março de 2010, o número de investigações realizadas em todo o mundo aumentou pela segunda vez consecutiva e chegou às 852. Em igual período de 2008/2009 tinham sido feitas 706 e em 2007/2008, 608.

Efraim Zuroff, chefe da sucursal do SWC em Jerusalém e também autor do nono Relatório Anual da organização afirma que "há agora uma maior sensibilidade dos crimes do Holocausto e mais conhecimento sobre eles".
A Alemanha destaca-se em relaçaão aos demais países com o maior aumento de investigações. De 27 em 2008/2009 para 177 em 2009/2010.

Zuroff explica o sucedidi porque "o país alterour a sua política de acusação permitindo que mais suspeitos - principalmente aqueles que não eram da classe dirigente e aqueles de origem não-alemã - sejam processados".

Desde Janeiro de 2001, foram feitas 78 acusações contra criminosos de guerra nazis em todo o mundo, a maioria nos EUA. No ano passado, cinco foram condenados.

O relatório apresenta ainda uma lista actualizada dos 10 nazis mais procurados.

Mau tempo atrasa cremação de Carlos Castro para hoje; cerimónias fúnebres serão no sábado

Fonte: DNO corpo de Carlos Castro vai ser cremado hoje, um dia depois do previsto, na Bergen Funeral Services, casa funerária situada no condado de Bergen, Nova Jérsia. Já as cerimónias fúnebres terão lugar no sábado e só depois da missa, marcada para as 15h locais, vai ser conhecido o local onde serão depositadas as cinzas.

O grande desejo de Carlos Castro, que ficou expresso no seu livro "Solidão Povoada" (na imagem), era que fossem "atiradas pelas ruas da Broadway, em Nova Iorque" mas a lei americana não permite lançar cinzas humanas em locais públicos. Ainda assim, Cláudio Montez, que acompanha as duas irmãs do jornalista em Nova Iorque, disse que "tentar-se-á fazer a vontade do Carlos, o mais real possível. Não vai ser no mar, não vai ser no rio, vai ser no cemitério. Tem de ser no cemitério, com toda a dignidade".

Fonte: Nova GenteMontez adiantou ainda que será depositada apenas "parte das cinzas" para que sejam feitas "a vontade do Carlos de ficar em Nova Iorque e a vontade da família que não pôde vir toda".

Castro, de 65 anos, foi morto na sexta-feira no Hotel Intercontinental, próximo de Times Square e o seu corpo ainda não foi libertado por não ter sido emitida a certidão de óbito. O modelo Renato Seabra, que foi acusado de homicídio pela polícia local, encontra-se detido no Hospital Bellevue e deverá ser ouvido em tribunal nos próximos dias.

Benfica e FC Porto vencem na Taça de Portugal

O Benfica recebeu e goleou ontem o Olhanense, em jogo em atraso a contar para a Taça de Portugal Millennium.

De um lado, Cardozo esteve em destaque ao marcar dois golos e, do outro, foi Jardel que viajou de Olhão até Lisboa mas que já nem se equipou, por ter sido contratado pelos encarnados.

Ao intervalo, a equipa da casa já tinha a eliminatória praticamente decidida com um 3-0. Saviola tinha inaugurado o marcador, aos 20 min, com um remate rasteiro e 7 min depois foi a vez de Salvio meter a bola no fundo da baliza. O grande momento do jogo foi aos 39 min, quando Cardozo fez um "chapéu" ao guarda-redes Ricardo Batista.

Aos 62 min, foi tempo de Luisão dar o seu contributo ao jogo, ao fazer o 4-0 após cruzamento de Saviola e aos 80 min, o avançado paraguaio bisou com o último golo da noite.

O Benfica vai agora jogar contra o Rio Ave para os quartos-de-final da prova.

Veja os golos aqui.





O FC Porto entrou com algumas dificuldades em acertar a pontaria no jogo com o Pinhalnovense a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal Millennium.


Tabelas eficazes, cantos e remates não faltaram, mas os golos não apareciam.

A equipa da II Divisão dificultou a vida aos "azuis" mas o inevitável chegou. Aos 77
min, Hulk fez o primeiro da partida com um remate de fora da área e aos 91 min o mesmo jogador não facilitou e confirmou o triunfo.

O Pinhalnovense (equipa de Pinhal Novo, no Concelho de Palmela) já tinha ganho ao Micaelense e ao Maria da Fonte (da III Divisão), ao Fafe e ao Tirsense (da II) e ao Leixões (da Liga de Honra). Já o FC Porto está pela quarta vez consecutiva entre as últimas quatro equipas da competição.

Veja os golos da partida aqui.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Leilão da dívida acalma mercados

Fonte: DN _ Ministro das Finanças, Teixeira dos SantosO Estado realizou ontem a primeira emissão de Obrigações do Tesouro deste ano, ao colocar 1.249 milhões de euros de dívida pública a leilão e obteve uma procura superior à oferta.

Os juros das obrigações a 10 anos estiveram em destaque porque desceram 6,716%, ficando abaixo do registo anterior, a 10 de Novembro, com uma taxa de 6,806%.

Numa conferência de imprensa para comentar a emissão, o Ministro das Finanças disse que o resultado do leilão foi "um sucesso" e que, por isso, "não há necessidade de recorrer a ajuda externa". Portugal está sob pressão para accionar o Fundo de Estabilização Europeu.

Teixeira dos Santos informou ainda que 80% da procura veio do exterior e os outros 20% de investidores domésticos.

O governante fez saber que "a procura triplicou a oferta, o que é um recorde para Portugal" e, portanto, não vê razão para o país abandonar a estratégia de financiamento no mercado e garantiu que o Governo vai voltar a realizar vendas directas de dívida soberana.

Lá fora...

... Imprensa internacional reage de forma positiva
Financial Times afirma que a emissão foi conseguida com sucesso
El País diz que assim o risco de contágio dos problemas pode diminuir
The Wall Street Journal escreve que o leilão "acalma os nervos

... CE e Alemanha acreditam que é bom sinal
O presidente da Comissão do Parlamento Europeu para a Crise, Wolf Klinz, defendeu que Portugal "não precisa de recorrer, por agora, a ajuda internacional" e que se "as medidas implementadas" pelo governo forem bem sucedidas, é um bom sinal para os mercados.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o leilão de dívida português "correu muito bem" e que está "optimista" que a Europa consiga vencer a crise. Para isso, basta seguir uma "cultura de estabilidade".

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Banco de Portugal: 50 mil sem emprego

Fonte: Jornal de NegóciosBoletim de Inverno divulgado ontem com previsões negativas para este e próximo ano. Quebra vai ser maior na função pública.

O Boletim de Inverno do Banco de Portugal (BdP), divulgado ontem, prevê que 50 mil postos de trabalho vão desaparecer só este ano e cerca de 10 mil no próximo.

De acordo com as previsões a quebra vai ser maior no sector público (1,8%), o que se reflecte na possibilidade de cerca de 10 mil funcionários ficarem desempregados.

O banco central sustenta no seu relatório ser fundamental a "implementação de reformas no mercado de trabalho, indutoras de uma maior eficiência na afectação dos trabalhadores aos postos de trabalho".

O rendimento real das famílias portuguesas é outro dos assuntos em destaque no Boletim de Inverno. No âmbito das novas previsões macroeconómicas ontem divulgadas, o BdP calcula que o rendimento das famílias seja reduzido 2,4% ao longo do ano por causa da "subida dos impostos e da redução das transferências sociais", apesar de estar previsto um aumento de 1,4% no próximo ano.

O BdP refere que os cortes de 5% nos salários dos trabalhadores públicos, previstos no Orçamento de Estado deste ano, podem afectar o sector privado e levar Portugal a entrar numa nova recessão porque vai haver, necessariamente, uma redução do consumo privado.

Os preços devem aumentar 2,7% ao longo do ano e 1,4% no próximo, sendo esta inflação "largamente influenciada pelos aumentos de tributação indirecta", diz o relatório.

Ainda de acordo com o BdP, o emprego vai continuar a contribuir de forma negativa para o crescimento do Produto Interno Bruto.

Já voa caça furtivo chinês

Fonte:DN Caça bombardeiro J-20 visto em Chengdu, na província de SichuanO primeiro voo do futuro caça-bombardeiro furtivo (não detectável por radar) chinês, o J-20, terá tido lugar ontem.

A realização deste voo experimental coincidiu com a visita oficial do secretário da Defesa dos EUA para uma reunião com o Presidente da China, Hu Jintao.

Este, ao que tudo indica, não terá informado Robert Gates do que ia acontecer, numa altura em que o J-20 é considerado uma resposta à Força Aérea dos EUA, que diz levar ainda um avanço tecnológico considerável neste tipo de armamento.

Confrontos no Sudão

Dez mortos e 18 feridos foi o resultado de um ataque de nómadas árabes a um grupo de sudaneses, na segunda-feira.

Veja mais pormenores aqui.

Membros da ETA detidos

Fonte:PúblicoDois alegados membros da ETA foram ontem detidos em França, sendo um deles o responsável pela estrutura informática da organização.

Cheias na Austrália

Fonte:PúblicoDez mortos e 78 desaparecidos é o balanço de ontem das inundações no estado de Queensland, na Austrália.

As chuvas torrenciais, que não dão tréguas há várias semanas, provocaram a grande subida das águas em Brisbane, capital do estado australiano, o que fez com que os helicópteros enviados para o local tivessem que ficar em terra.
O chefe da polícia local, Bob Atikson, já comparou as inundações a um "tsunami terrestre".

Haiti, um ano depois



O balanço da AMI de um ano de intervenção no Haiti é positivo apesar de toda a destruição e de todo o caos provocado pelo sismo de magnitude sete ocorrido a 12 de Janeiro de 2010 e que fez mais de 200.000 mortos e 1,9 milhões de desalojados (cerca de 15% da população total do país).

A organização não governamental (ONG) fez trabalhou em três campos de deslocados e “contabilizam-se perto de 10 mil consultas médicas dadas”, disse a directora do departamento internacional da AMI, Tânia Barbosa, à agência Lusa.

“Esta intervenção não foi fácil, pois o Haiti é um país muito pobre e que está com grandes dificuldades de recuperação. Foi um ano muito conturbado, o que dificulta que o país se consiga reerguer”, afirmou Tânia Barbosa.

Como tal, pode dizer-se que a ajuda da organização foi preciosa mas não podemos esquecer que existe o grave problema do desemprego que atinge cerca de 80% da população.

Segundo a directora do departamento internacional, as equipas de emergência da AMI terminam os trabalhos no Haiti já no próximo dia 31, mas “a instituição não abandonará o país”.

Ao longo de todo o ano, a AMI ajudou mais de 1.500 famílias.

domingo, 9 de janeiro de 2011

FC Porto goleia; Sporting com margem mínima

O Futebol Clube do Porto jogou e goleou. Na partida de ontem frente ao Marítimo, o primeiro classificado mostrou que não anda a brincar mesmo depois da derrota na Taça da Liga.

Freddy Guarín foi o primeiro herói da noite ao marcar aos 37min com um pontapé a 40 metros de distância e que acabou num arco perfeito para as redes da baliza defendida por Marcelo. E foi Hulk que elevou para 2-0 o resultado com um remate forte à entrada da área, aos 59 min.

O Marítimo reduziu através de um lance de bola parada por Baba mas Guarín não deixou margem para dúvidas e aos 74 min bisou na partida, fazendo o 3-1. Finalmente, aos 80, James Rodriguez fechou o resultado final.

Veja as estatísticas do jogo aqui.

O Sporting venceu o Sporting de Braga, por 2-1, num jogo em que o desfecho já era conhecido após 17 min do início.

Apesar de Hélder Postiga ter saído lesionado, aos 8, acabou por ser uma substituição feliz já que Diogo Salomão (que tinha entrado para render o avançado) marcou um golo de calcanhar logo três minutos depois de ter entrado. No entanto, é de salientar que o lance fica marcado por um fora-de-jogo não assinalado no início da jogada.

No minuto seguinte, foi Valdés que fez o 2-0. Aos 17 foi a vez de o Braga reagir e acabou por reduzir por intermédio de Paulo César.

Veja as estatísticas do jogo aqui.

Dentro de momentos, começa o Leiria-Benfica.

Carlos Castro autopsiado

A autópsia de Carlos Castro revelou que o cronista morreu de traumatismo craniano e asfixia.

Quando a polícia chegou ao local já terá encontrado o jornalista português sem vida. Sabe-se que foram encontradas manchas de sangue num computador portátil que terá sido usado para atingir Castro na cabeça e que, ao que tudo indica, este terá sido mutilado com uma garrafa ou um copo de vidro.

De recordar que Carlos Castro, de 65 anos, morreu na sexta-feira no Hotel Intercontinental, em Times Square, Nova Iorque. Renato Seabra, de 21 anos, é o principal suspeito do homicídio e pode enfrentar não só a prisão perpétua como também a impossibilidade de liberdade condicional. Neste caso, não deverá haver lugar a extradição já que é pouco habitual quando o crime é cometido por estrangeiros.

O corpo do jornalista ficará na cidade de Nova Iorque, pela qual sempre foi um apaixonado.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Manuel Alegre diz não ter "nada a esconder" acerca da publicidade do BPP

Fonte: Público"Eu não tenho nada a esconder, esclareço tudo. Foi realmente publicado um texto meu, um texto literário, a pedido da revista, um texto sobre a minha relação com o dinheiro. Foi pedido, aliás, a outros autores. Quando constatei do que se tratava mandei retirar o texto e quando me mandaram o cheque mandei devolver o cheque”, disse Manuel Alegre quando confrontado com a publicidade do Banco Privado Português.

A polémica está instalada. A deputada do CDS-PP, Teresa Caeiro, foi quem lembrou que, no passado, o candidato às presidenciais apoiado pelo PS e BE participou numa publicidade do BPP.

Manuel Alegre disse que “não sabia” para que fim se destinava o texto. “Foram convidados um conjunto de autores para falar da sua relação com o dinheiro e assim que pedi para o texto ser retirado, o texto foi retirado”.
E não ficou por aqui. O candidato afirmou ainda que “estranho as declarações da deputada Teresa Caeiro. Nunca a Comissão de Ética levantou o problema nem podia levantar porque se trata de um texto literário e os direitos de autor não estão abrangidos por essa incompatibilidade, senão não podia publicar livros literários nem fazer propaganda a livros literários”.
O candidato recusou a ideia de que este episódio possa constituir “uma mancha” na sua campanha presidencial.

Crianças chinesas com sintomas de envenenamento por chumbo

Ao longo do último mês, um grupo de mais de 200 crianças chinesas foi testado em Gaohe, na província de Anhui, por suspeita de envenenamento por chumbo, dada a proximidade das casas a fábricas de pilhas.

As crianças têm idades compreendidas entre os nove meses e os 16 anos e, pelo menos 24 ainda se encontram hospitalizadas.

O caso mais crítico foi o de uma criança que já registava um nível de 330,9 microgramas de chumbo por litro de sangue. Considera-se que 100 microgramas já são suficientes para causar um impacto negativo no desenvolvimento cerebral infantil.

O director do departamento pediátrico do Hospital da província de Anhui, Zhang Gong afirmou às agências noticiosas que "podemos concluir que o envenenamento foi causado pela poluição de chumbo proveniente das fábricas de pilhas". Por isso mesmo, as duas fábricas tidas como responsáveis, que se localizam a menos de 500 metros de distância de zonas residenciais, à revelia da lei de protecção ambiental, foram já encerradas.

De recordar que o envenenamento por chumbo ocorre, normalmente, de forma lenta e pode danificar várias partes do organismo, incluíndo os sistemas nervoso, digestivo, renal e reprodutivo e ainda provocar tensão alta, anemia e convulsões.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Crise só para alguns

Fonte:DNA crise já chegou e veio para ficar mas isso não é problema quando o assunto é a venda de carros.

O agravamento da carga fiscal e o fim dos incentivos ao abate parecem estar na origem de uma intensa antecipação das vendas de automóveis.

De acordo com os dados divulgados ontem pela Associação Automóvel de Portugal, 223 491 é o número dos veículos comercializados que fizeram do ano passado o melhor dos últimos cinco para o sector. Esta associação defende que o grande crescimento das vendas no mês passado se deve "a uma antecipação por parte dos portugueses como forma de escapar ao aumento da carga fiscal sobre os automóveis", tendo como principais factores "o aumento do IVA de 21% para 23% e o aumento do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação".

A Renault afirmou-se no ano passado como a marca líder de preferência dos portugueses, seguida pela Volkswagen e Peugeot. Ainda assim, a marca que registou um maior crescimento de vendas foi a Opel. O único sector que se ressentiu foi o segmento dos veículos pesados.

No total, o sector automóvel registou um acréscimo de 54,3% de vendas em Dezembro e de 33,95 ao longo de todo o ano.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Taça da Liga: Porto entra em 2011 com uma derrota, Benfica vence

O Nacional venceu esta tarde o FC Porto por 2-1 no Estádio do Dragão, com Anselmo em destaque.

A equipa orientada por Jokanovic apresentou o onze habitual ao contrário da equipa do norte do país que optou por rodar alguns jogadores menos utilizados do plantel.

Aos 63', os azuis e brancos colocaram-se em vantagem com um golo de Hulk, de grande penalidade que surge na sequência de uma falta de Felipe Lopes sobre Walter. Contudo, aos 77' Anselmo empatou para o Nacional e aos 84' bisou na partida.

Esta foi a primeira vez que André Villas-Boas sentiu o sabor da derrota ao serviço do clube. O último fracasso do Porto em jogos oficiais tinha sido precisamente nesta competição, a 21 de Março, frente ao Benfica.



Já o Benfica, entrou na Taça da Liga com uma vitória frente ao Marítimo por 2-0.

Com metade dos titulares de fora, a equipa da Luz demonstrou que quer ganhar o terceiro troféu consecutivo da competição. As grandes surpresas do onze inicial dos lisboetas foram Moreira e Fábio Faria. Nos madeirenses, houve apenas uma alteração. Marcelo Boeck cedeu o lugar na baliza a Peçanha.

O Marítimo veio a Lisboa com a missão de vencer e entrou no jogo com iniciativa. Logo aos 13' podia ter marcado primeiro quando Tchô, isolado, acaba por cabecear à figura de Moreira. E como equipa que não marca, sofre, não foi preciso esperar muito para surgir o primeiro golo da noite. Aos 24' Salvio inaugura o marcador, naquela que foi mais uma noite inspirada para o argentino. O segundo e último golo surge aos 39' por Saviola.



Na próxima jornada, a 19 de Janeiro, o FC Porto recebe o Beira-Mar e o Benfica o Olhanense.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Operação Ano Novo com cinco mortos e 12 feridos graves (até agora)

Desde Quinta-feira, as estradas portuguesas já foram mortais para cinco pessoas e feriram gravemente outras doze.

O número foi revisto hoje depois de um acidente que vitimou um homem de 59 anos ao volante de um ligeiro no IC2. A poucos minutos de terminar a Operação Ano Novo da GNR, o balanço ainda é provisório.

No ano passado, o número de mortos foi de oito, houve 28 feridos graves e 396 feridos ligeiros, num total de 1259 acidentes.

A Operação de 2010/2011 termina às 00h00 de Segunda-feira e dura um dia a menos do que a do ano passado. Até lá, cerca de 2400 agentes da GNR vão continuar a patrulhar as estradas portuguesas.